<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10879025\x26blogName\x3dA+Arte+da+Mem%C3%B3ria\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://artedamemoria.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://artedamemoria.blogspot.com/\x26vt\x3d-8957554093698496963', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

quinta-feira, março 10, 2005

O mensageiro de Endovélico

-“E este quem é?” – perguntou o Catual, impaciente, mostrando uma figura que o interessava mais. Era a figura de um montanhês batalhando furiosamente e desbaratando um exército, cujas bandeiras traziam águias pintadas.
-“Este, diz Paulo da Gama, é Viriato. Foi um pastor. Mas era mais destro na lança do que no cajado. Venceu as legiões de Roma que se julgavam invencíveis. E, para o matarem, tiveram de usar de manha – que frente a frente não o conseguiam! Assassinaram-no à traição, quando dormia na sua tenda...”
João de Barros
“Os Lusíadas de Luís de Camões contados às crianças e lembrados ao povo”



No artigo do Público com o título, necessariamente actual, “
Freitas comparou métodos de Bush com nazismo”, é feita referência a uma entrevista dada pelo professor ao DNA, em Novembro de 2003, a propósito da encenação da peça Viriato.
Disse o professor que a mensagem da sua peça é “que um pequeno povo, bem conduzido, pode resistir por muito tempo e cheio de razão às tentativas hegemónicas de grandes potências que o queiram dominar e subjugar”. Continua, dizendo que “nós estamos a ver, por toda a parte, o actual poder imperial, os Estados Unidos, a querer subjugar povos e povos por todo o mundo”.
Quando o autor da entrevista pergunta ao professor se pode haver comparação entre os antigos romanos e os americanos contemporâneos a resposta surge, implacável: "Acho que há alguma comparação. Os romanos eram o grande poder imperial daquela época. Hoje, são os Estados Unidos. Baseados no poder militar, no poder financeiro, no poder político. E, realmente, há quem resista. Há quem alinhe logo e vá atrás e queira estar de bem com o chefe e há quem resista, quem diga "eu posso ser seu amigo, posso ser seu aliado, mas eu não quero ser seu subordinado". Foi essa a posição que os lusitanos tomaram em relação a Roma. E é essa a posição que eu acho que a Europa e o resto do mundo devem tomar em relação à América."

Foi, com certeza, um impedimentum memoriae que levou o professor a afirmar que os Lusitanos optaram pela (suave, quase rose) terceira via nas suas relações com a autoridade romana. Esqueceu-se, o professor, dos dois séculos de guerra (e de história) entre a derrota dos Cartagineses e a pacificação (romana) da Península Ibérica. Dizem alguns historiadores que essa pax só foi conseguida com a traição de Audas, Ditalco, Minuro e, mais tarde, de Perpena. Roma não paga a traidores. Caesar si viveret, ad remum dareris.