<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10879025\x26blogName\x3dA+Arte+da+Mem%C3%B3ria\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://artedamemoria.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://artedamemoria.blogspot.com/\x26vt\x3d-8957554093698496963', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, abril 25, 2005

Vamos fazer deste dia um dia diferente V

Um dia diferente, versão do 4º Ano da E.B.1 de Aldeia Rio,

Depois da Implantação da República houve muitos governos. Mas todos duravam pouco tempo. Os portugueses estavam cada vez mais descontentes e houve revoltas. Em 1926 foi desencadeado um golpe militar que derrubou o regime democrático e instaurou uma ditadura, isto é um regime que não permitia a liberdade nem a democracia.
Em 1974, deu-se a Revolução do 25 de Abril, também chamada a Revolução dos Cravos. Um grupo de militares revoltou-se e derrubou o governo. A partir dessa data, Portugal voltou viver em liberdade e em democracia
O povo, em democracia, elege através do voto livre os seus representantes na Assembleia da República e no governo assim como o Presidente da República, a partir daí podemos falar a vontade e sair de casa, começamos a ser livres, mas quando era Salazar a governar ninguém saía de casa, nem ninguém podia falar da República só que quando Salazar e Marcelo Caetano morreram ficamos todos em Liberdade.
………………………………………………….
O 25 de Abril é o dia da Liberdade
Foi já à 30 anos, que um grupo de soldados comandados por um capitão chamado Salgueiro Maia derrubou o regime fascista do Ditador Marcelo Caetano.
Com a Revolução de 25 de Abril de 1974 acabou uma ditadura de 48 anos, que foi iniciada com António Oliveira Salazar e continuada por Marcelo Caetano.
No fim de todos estes anos, Portugal passou dum regime Ditador para um regime Democrático comandado pelas forças armadas.
Viva o 25 de Abril!!
Viva a liberdade!!!