<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10879025\x26blogName\x3dA+Arte+da+Mem%C3%B3ria\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://artedamemoria.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://artedamemoria.blogspot.com/\x26vt\x3d-8957554093698496963', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

Teorias da Azeitona

O Sr. P. Pereira, o último (conhecido) génio português da olivicultura, duvida que em 1935 “houvesse muitos agricultores com esta capacidade de fazer uma cultura racional”. Pronto! E se ele duvida é melhor duvidarmos todos porque ele está na moda, ou melhor, é politicamente correcto gostar daquilo que ele, aparentemente politicamente incorrecto, diz, escreve ou finge que pensa. São coisas da moda, não são?

Ora duvida ele e duvido eu que alguma vez o Sr. P. Pereira tenha apanhado alguma azeitona fora do prato ou mesmo conhecido de perto ou de longe o que custa a apanha da azeitona.

Dirão alguns que o Sr. P. Pereira quer referir-se a uma racionalidade económica. Bom, também aí se engana.

Felizmente (ou infelizmente, não sei) tenho a sorte de ser neto, bisneto e por aí fora de gente que trabalhou (muito) a terra, lá na Beira Litoral. Felizmente (isso de certeza) tive a sorte de acompanhar e ajudar o meu avô em muitas idas à azeitona, de apanhar fruta, de apanhar batatas, de vindimar, de semear, de plantar e até de aprender coisas mais difíceis como enxertar ou fazer aguardente.

Será que o Sr. P. Pereira sabe fazer aguardente ou enxertar? Será que alguma vez se levantou às seis da manhã para ir apanhar azeitona? Será que sabe, de facto, qual é o esforço físico de apanhar azeitona? Não sei se sabe e vou continuar sem saber, claro.

O que o Sr. P. Pereira não pode, até porque é um intelectual sério, é dar essa imagem de gente pobre e triste que trabalhava no campo em 1935. Pobres talvez mas tristes não eram, cantavam, dançavam! O que o Sr. P. Pereira não pode é afirmar que não se namorava perto do cesto da azeitona quando essa era, muitas vezes, a única maneira do rapaz se aproximar da rapariga, ou vice-versa.

Com um disfarce burguês de “olha que curioso”, o que o Sr. P. Pereira pretende é dizer que tem o livro e depois dizer que é um homem de excepcional visão crítica e depois criticar aquilo que ele acha que é propaganda salazarista. Tanta coisa para tão pouco.

Quase me faz lembrar o Dr. Francisco Pereira de Moura, que (praticamente) só escreveu “O Projecto Burguês do Governo Socialista” em 1977, já que as (muitas) publicações feitas antes de 1974 eram, com toda a certeza, propaganda salazarista, incluindo as “Lições de Economia” de 1964.