<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d10879025\x26blogName\x3dA+Arte+da+Mem%C3%B3ria\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://artedamemoria.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://artedamemoria.blogspot.com/\x26vt\x3d-8957554093698496963', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

sexta-feira, abril 15, 2005

E depois de terem reflectido com consciência responsável e crítica?

No DN de ontem, na Tribuna Livre, um leitor começa por dizer que "tem razão Vasco Pulido Valente na sua crónica do Público", e continua, "parece que já não há intelectuais católicos em Portugal, mas ainda há".
Já com alguma urticária ainda continuei a ler, "as nossas emissoras de televisão só entrevistam gente encartada e acrítica. (parágrafo) Esquecem que ainda vivem Alçada Baptista, Bénard da Costa, Mário Murteira. Estão "velhotes", mas ainda sabem reflectir com consciência responsável e crítica".
Para começar assim, a coisa ia mesmo direitinha à Igreja... e a minha urticária cada vez mais forte! Tive de parar a leitura para respirar. Que vivam, que pensem e que escrevam durante muito tempo estes "velhotes".
Continuo a ler, "Mas como há-de progredir a Igreja neste mundo secular, urbanizado e informatizado? Acompanha a Igreja a civilização ocidental do século XXI ou qual é a civilização que ainda acompanha? Continua a condenar o sacerdócio feminino? E o casamento dos sacerdotes? Continua a condenar a sexualidade pré-conjugal, o uso do preservativo, o uso da pílula contraceptiva, o controlo programado ou artificial dos nascimentos? Continua a condenar a despenalização do aborto, a homossexualidade? E a eutanásia?"
Consigo, já quase sem pele de tanto coçar, chegar à parte em que leio "João Paulo II ignorou as orientações do Concílio Vaticano II sob um manto diáfano de fantasia. Instalou o seu absolutismo".
"Chagado" a este ponto tive de parar porque corria sérios perigos de ter uma síncope qualquer.
Fez-se luz!
Este homem conseguiu sintetizar numa frase toda a problemática do "mundo secular, urbanizado e informatizado" e identifica os autores da calamitosa catástrofe que provocou o estado de sítio em que, doravante, passaremos a viver se a missa não passar a ser dita por mulheres, se os padres não se casarem, se o sexo não passar a ser "libertinário" mas sobretudo, se não eliminarmos os incómodos "velhotes" quando eles já não reflectirem com consciência responsável e crítica.
Este homem que, com toda a certeza já leu todos os documentos conciliares mas também todas as encíclicas, cartas apostólicas e outros documentos papais dos últimos dois séculos passou a ser o meu Elvis Presley de Santo António de Cavaleiros e peço-lhe, Sr. Raimundo, funde uma religião, escreva um livro e mande-me um, autografado, com a dedicatória "Para o Raúl".